https://temporealrj.com/porto-moradia-finalmente-a-zona-portuaria-do-rio-ganha-ares-de-bairro-residencial-em-2026/
Porto Moradia: finalmente a Zona Portuária do Rio ganha ares de bairro residencial em 2026
(..) Pelos cálculos do mercado, cerca de 2.500 pessoas já estão morando nos novos prédios.
![]() |
| Foto: Diário do Rio 02-10-2025 |
“Este vai ser um ano decisivo para o Porto Maravilha”, conta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Gustavo Guerrante. “Dia desses, observei: já se vê muito apartamento ocupado na área, com a luz acesa. Para mim, isso é importantíssimo”.
E, como diz o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio), Claudio Hermolin, é um caminho sem volta.
“O ciclo médio de um empreendimento no mercado imobiliário é de cinco anos e dois meses. As entregas do Porto Maravilha começam agora, com os empreendimentos lançados cerca de quatro, cinco anos atrás. E é um ciclo que não termina mais, porque começamos a ter no Porto empreendimentos em lançamento, em obra e em entrega”, festeja Hermolin. “Como é também normal no mercado imobiliário, após as primeiras entregas, inicia-se imediatamente o ciclo das lojas, dos serviços, para atender a população que passa a habitar naquele local. O projeto já é um sucesso, prova disso é que nos últimos três anos, o bairro do Porto Maravilha teve o maior volume de lançamentos e vendas na cidade, ultrapassando os que tradicionalmente ocupavam o primeiro lugar desse ranking como Barra, Recreio e Jacarepaguá”.
Guerrante concorda que a ocupação dos imóveis traz, junto, o comércio. “Já temos uma grande procura. Os investidores já se posicionam em pontos para o comércio, com hortifruti, supermercado, padaria, farmácia… Grandes redes”, conta Guerrante.
Dois empreendimentos residenciais já foram projetados com lojas no térreo. O Pátio Nazaré e o Epicentro, chegarão com pequenos shoppings centers já instalados. Uma grande rede de supermercados está a um passo de concluir a negociação por terreno no Santo Cristo.
Quem já está morando no famoso Porto Maravilha espera, ansiosamente, o comércio que está para chegar. (..) [Destaques À beira do urbanismo]








