Na época em que Gordurinha trouxe a público o Mambo da Cantareira, incorporando para sempre à sua figura de humorista e cantor a criação de Barbosa da Silva e Eloíde Warthon, trabalhar em Madureira e morar em Niterói era, ainda mais do que hoje, uma combinação “origem-destino” um tanto improvável. Na matriz O-D IplanRio de 1995 (PTM), Niterói e Madureira aparecem como os mais importantes bairros/municípios geradores de viagens diárias e zonas de destino dentre as mais concorridas, depois do Centro, mas com pouquíssimos deslocamentos entre si.
Como, porém, estamos falando de poesia urbana, não de planejamento ou ciência, só nos resta reconhecer que a rima do Mambo da Cantareira é tão feliz e exata que é como se os milhares de niterioenses que atravessam diariamente a Baía de Guanabara pegassem o trem da Central na Praça XV e desembarcassem, em tropel, no calçadão de Madureira.
Faroeste de mito ou de verdade, Belford Roxo é a expressão acabada da periferia metropolitana do Rio de Janeiro, da qual Madureira, a mais importante estação suburbana da cidade, é uma espécie de portal; e o Mambo da Cantareira uma sátira plangente e carnavalesca, afiada como um bisturi, das atribulações de seus residentes, obrigados a grandes deslocamentos diários que, hoje como há 50 anos, tomam-lhes uma parte substancial do tempo da sua vida.
Estação da Cantareira, incendiada em 1959 |
Foco de uma importante revolta urbana em 1959, a Cantareira (já sob o controle acionário da Frota Barreto) desapareceu, e com ela as suas antigas embarcações, substituídas na década de 1970 pelas lanchas da STBG e mais tarde pelas grandes barcas da CONERJ, batizadas com os nomes de bairros da classe média e alta do Rio de Janeiro e Niterói - Gávea, Ipanema, Urca, Icaraí e Santa Rosa.
Para os leitores não familiarizados com a geografia do Rio de Janeiro |
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