quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Transição econômica: o desafio do século XXI


Metrópoles 08-12-2022, por Eduardo Fernandez Silva
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/artigos/a-civilizacao-e-seus-enganosos-mitos-por-eduardo-fernandez-silva

Montagem: Àbeiradourbanismo
Clique na imagem para ampliar
O crescimento incontrolável das grandes aglomerações urbanas, objeto de artigos recém divulgados neste blog, é uma das mais claras e importantes manifestações da cultura do “crescimento [econômico] infinito em um planeta finito” de que fala o autor do artigo acima. 

Estou de acordo com ele em que, para enfrentá-lo com alguma chance de sucesso, precisaremos “redirecionar toda a política econômica” em favor de uma (..) “reorientação, reorganização, redistribuição, com foco não na acumulação mas, sim, na qualidade de vida”. É o grande desafio das gerações atuais e futuras. 

O fato de tal “reorientação e reorganização” ser, de fato, “ainda pouco clara”, mostra que é urgente um esforço teórico e prático coletivo fundamentalmente baseado, por motivo que me parecem óbvios, em organizações e iniciativas não-governamentais como são os congressos nacionais e internacionais de urbanistas, e seriam, por exemplo, a criação da Associação Latinoamericana de Políticas de Solo e da Associação Internacional de Habitação Social, em defesa das quais já me manifestei neste blog e em outros fóruns.

Pela mesma razão, o Fórum Social Mundial é cada vez mais atual e necessário.

2022-12-28