terça-feira, 8 de agosto de 2017

Meu Porto Minha Vida

Deu n’O Globo / Noblat 
05-08-2017, por Tarcísio Motta, vereador PSOL
http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2017/08/porto-maravilha-caixa-preta-bilionaria.html

Porto Maravilha, a caixa-preta bilionária
Operação coleciona denúncias de mau uso do dinheiro público, falta de transparência, remoções forçadas, descumprimento da legislação ambiental e esquemas de propina 
Imagem: Dreamstime
Fonte: Internet
Era uma vez um prefeito que fez parceria com empreiteiras para que administrassem um pedaço da cidade. Essas empresas, por sua vez, contrataram uma companhia de coleta de lixo para prestar serviço nesse território. Só que essa companhia era da própria prefeitura. Assim, a tarefa continuou sendo da alçada do prefeito, só que mais cara.
Não se trata de um plano mirabolante de Odorico Paraguaçu, o personagem de Dias Gomes que tinha como bandeira a construção de um cemitério na cidade. Foi a estratégia executada pelo antigo prefeito do Rio para a implantação do Porto Maravilha.
Neste drama real, as empreiteiras são Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia, que formam a concessionária Porto Novo; e a empresa pública é a Comlurb. Mas o mau negócio não parou por aí.
A verba usada pela Porto Novo para administrar o território saía de um fundo da Caixa, que, sofrendo as consequências do péssimo investimento, parou de fazer repasse para a concessionária recentemente. (Continua)
Leia o artigo completo clicando
 08-08-2017