Vinhetas satíricas

фффф




Morada dos dinossauros

Folha de S Paulo 18-02-2022
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/02/disney-lanca-condominios-residenciais-tematicos-nos-eua.shtml

Montagem: Àbeiradourbanismo
"Enquanto nos preparamos para entrar no segundo século de nossa história, estamos desenvolvendo maneiras novas e empolgantes de levar a magia da Disney para as pessoas onde quer que estejam, passando do storytelling para o storyliving", disse Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiences and Products.

2022-02-25






Emergência nacional

New York Times 22-10-2021

https://www.nytimes.com/2021/10/21/climate/climate-change-national-security.html

Climate Change Poses a Widening Threat to National Security
 

2021-10-25







Que seja eterna enquanto dure

Casa Vogue Estate 01-10-2021
Senior living: como o mercado imobiliário vem se adaptando para atender ao público idoso

Especialistas comentam sobre as novidades do mercado imobiliário voltada para a terceira idade, e o que é essencial para garantir moradias acessíveis às pessoas mais velhas. 

Com o progressivo envelhecimento da população mundial, diversos setores do mercado vêm buscando se adaptar ou, ainda, se reinventar a fim de atender às demandas dessa população de mais idade. 

Não é diferente na arquitetura e construção: uma vez que os idosos apresentam diferentes necessidades, o mercado imobiliário também busca oferecer diferenciais a essa população na construção de moradias. (..)


2021-10-17








Onde tem fogo tem ainda mais fumaça


Deu no InfoMoney
21-09-2021, por Mickael Malka e Eduardo Andrade

A nova profissão do futuro

Montagem: Àbeiradourbanismo
 Foto: Divulgação/Hanson Robotics
O capital relacional do corretor imobiliário é único, pessoal e intransferível. Não há o que substitua nem possa competir com isso. Habilidades que não cabem em um algoritmo.

Existe uma grande diferença entre sonho e ilusão. O sonho se constrói com o tempo. Com a ajuda de outras pessoas. Já a ilusão é aquela solução mágica, vendida como “a última palavra” no assunto, com a promessa de resolver todos os problemas.

Assim como vários setores, o mercado imobiliário vive uma grande transformação digital. O que é bom e necessário para acompanhar as mudanças de hoje. A questão é quando se vende a ilusão de que a tecnologia por si só é capaz de resolver todos os desafios do segmento, sem a participação do elemento humano. A chamada desintermediação, que pode levar a equívocos por conta da desinformação. (..)

2021-10-01








Onde tem fumaça tem fogo

Deu no diário do Rio
17-09-2021, por Redação

Lopes retira patrocínio a evento do Portal Zap depois de escândalo

Foto: David Mark / Pixabay
“Comunicação desalinhada”? Não pára de reverberar o grande escândalo em torno da publicidade feita pelo portal imobiliário Zap (site de classificados on-line de propriedade da OLX Brasil), na qual a empresa tentava convencer proprietários de imóveis a abandonar a intermediação de corretores e imobiliárias, e anunciar diretamente os imóveis em sua plataforma. Uma calculadora virtual mostrava quanto o cliente poderia ganhar se não contratasse um corretor. (..)

Além de notas de repúdio emitidas por empresas imobiliárias, sindicatos, associações ligadas ao mercado imobiliário e pelos próprios conselhos de classe, foram centenas de comentários, mensagens e e-mails de corretores e corretoras, por toda a internet, indignados com a situação. (..)

2020-09-27









A incorporação é o ópio do povo 

Deu no Valor / Finanças
16-09-2021, por Olívia Bulla

Montagem: Àbeiradourbanismo
Imagem: Internet
Evergrande: fantasma do Lehman Brothers assusta mercado após sinais de colapso em gigante chinesa

Os fantasmas da crise de hipotecas subprime voltaram a assustar o mercado financeiro. Treze anos após a quebra do Lehman Brothers, em 14 de setembro de 2008, a gigante imobiliária chinesa Evergrande deu a indicação mais clara de que está à beira de um colapso, podendo derrubar toda uma cadeia, desde credores a compradores. Mas, segundo analistas, qualquer semelhança com o que aconteceu nos Estados Unidos é mera coincidência, pois não existe algo “grande demais para falir” (too big to fail) na China. (..)

2021-09-23








Arapuca à vista, fritura a prazo

Deu no UOL Economia
07-09-2021, por Circe Bonatelli / Estadão conteúdo
Mutuários sentem aumento no valor das prestações e do saldo devedor

Imagem: Internet
"(..) O aumento do peso dos financiamentos atrelados ao IPCA e à caderneta de poupança chega num momento de orçamentos familiares já apertados e desemprego em alta.

(..) O único movimento sentido foi a queda no volume de financiamentos corrigidos por IPCA e Selic. "Continuamos produzindo, mas elas (as operações) vêm perdendo força desde o segundo trimestre por causa da alta da inflação e da Selic", diz Botelho. "Chegamos a ter 90% das originações nesse perfil. Hoje, são menos de 20%." Para ele, essas linhas podem voltar a ganhar força no futuro, se houver maior estabilidade no País. "É um produto que vai continuar tendo seu espaço, mas pede a calibragem da economia."

2021-09-15








Porto dos milagres

Deu na Folha de S Paulo
14-08-2021, por Júlia Barbon
Rio tenta ressuscitar zona portuária 5 anos após Olimpíadas

Montagem: Àbeiradourbanismo
Imagem original: Internet
(..) Mas há uma pedra no meio do caminho. O contrato de parceria público-privada que previa toda a manutenção e as reformas na região pela concessionária Porto Novo foi cancelado por falta de repasses da prefeitura, que agora tenta negociar a volta da empresa.

O modelo da concessão é baseado nos chamados Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), papéis que as construtoras têm que comprar quando querem construir na zona portuária. Era esse dinheiro que custearia as obras e a zeladoria ali. (..)

2021-08-26







Rumo ao desconhecido

Montagem:Àbeiradourbanisno
Imagem original Internet

Galeão Cumbica, personagem criado pela comediante Rony Cócegas (1940-1999)

2021-08-22








Saúde, depressa, dinheiro é o que interessa!

Deu no BC Notícias 17-07-2021

Vacinação em massa deve aquecer atividade imobiliária, afirma especialista de Balneário Camboriú

Montagem: àbeiradourbanismo

2021-07-25






Pode isso, Arnaldo?

Deu no R7
25-05-2021, por R7
https://noticias.r7.com/economia/alugueis-com-vencimento-em-junho-terao-reajuste-de-37-28052021


Aluguéis com vencimento em junho terão reajuste de 37%

Fonte: http://memoriasdoesporte.com.br/2020/09/11/arbitro-de-futebol-uma-profissao-nada-facil/

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), responsável pelo reajuste da maioria dos contratos de aluguel vigentes no Brasil, subiu 4,10% em maio, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). A alta mensal corresponde a uma forte aceleração em relação ao avanço de 1,51% registrado em abril. Nos acumulado dos últimos 12 meses, o indicador teve crescimento de 37,04%, percentual que será usado para reajustar as locações com vencimento em junho.  (Continua)





Sobre o reajuste dos alugueis com base no IGP-M, ver também neste blog: "Aluguel cambial"
https://abeiradourbanismo.blogspot.com/2021/01/cambio-desligo.html

2021-06-11







Smartland

Conceito 'smart' propõe imóvel compacto por preço mais acessível
Montagem: Àbeiradourbanismo
 “(..) Segundo os especialistas, o nome "smart", originalmente, referia-se a um conceito de moradia mais "inteligente" e "conectada", com comandos por redes wi-fi e bluetooth, mas que, por aqui, serviu para designar também os chamados imóveis compactos. Microapartamentos com 20, 30, 40 metros quadrados, mas com infraestrutura completa.

No Jardim Brasil, o Barra Conceito, por exemplo, com três opções de planta (..) foi praticamente 100% comercializado em dois dias. Com o valor médio do metro quadrado (m²) em R$ 10 mil (..)”. 

2021-02-24






Predestinado (apud J. Simão)
 
Deu no UOL / Famosos 03-02-2021, por UOL
https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/02/03/casa-de-walter-mercado-esta-a-venda-por-r-2-milhoes-veja-fotos.htm

Casa de Walter Mercado está à venda por R$ 2 milhões; veja fotos

Imagem: Getty Images / UOL

2021-02 -12









Falta de iniciativa

Deu n’O Globo online
26-01-2021, por Carolina Nalin 

BNDES firma contrato para conceder Jalapão, Ibitipoca e outros 24 parques naturais à iniciativa privada 

A iniciativa privada cada vez mais adepta de negócios que não demandam iniciativa alguma!
2021-01-26








Promessa é dívida

Deu na Agência de Notícias do Paraná 
20-01-21, por AEN 
Planejamento é a ferramenta que garante a cidade de todos

A cidade sustentável, inclusiva e igualitária, que ofereça educação e oportunidades com equidade, em ambiente seguro, saudável e de cuidados com o meio ambiente, descrita no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS), da Organização das Nações Unidas, depende de planejamento que atenda as principais demandas da comunidade. 
(Continua)

2021-01-22 








Aluguel cambial

Deu no NSC Total 
26-12-2020, por Pedro Machado
IGP-M: entenda por que a inflação do aluguel disparou em 2020  

Montagem: àbeiradourbanismo
Imagens originais: Internet

(..) Coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), responsável pelo cálculo do IGP-M, André Braz, diz que esse distanciamento se deve principalmente ao câmbio. A maior parte do indicador (veja na tabela como é feito o cálculo) é composta por commoditties ligadas ao setor industrial, como minério de ferro, cobre e alumínio, e também do agronegócio, a exemplo de milho, soja e trigo. Com a desvalorização cambial, esses produtos, cotados em dólar, aumentaram muito de preço, pressionando o IGP-M para cima. A polêmica que existe nessa história é justamente a utilização de um índice aparentemente tão distante do setor imobiliário para aplicar reajustes nos contratos. Braz diz que nunca partiu da FGV a sugestão de que o IGP-M fosse o indexador do setor. (..)

2021-01-03





Redenção

Deu no Estado de S Paulo
17-12-2020, por Editorial 

Montagem: Àbeiradourbanismo
Venda de imóveis impulsiona a economia

O papel que o mercado imobiliário vem desempenhando em boa parte do mundo para a superação da atual crise é completamente diferente do que teve em 2008, quando provocou um desastre de proporções até então desconhecidas no sistema financeiro. 

Há pouco mais de uma década, a rápida valorização estimulou negócios com imóveis e sua utilização como garantia para empréstimos bancários, o que acelerava a alta dos preços. Até que o aumento da inadimplência fez a bolha estourar, levando à garra grandes instituições financeiras e gerando instabilidade na economia mundial. Hoje, ao contrário, é o setor que puxa a recuperação da atividade econômica em muitos países (..) [sobre] bases mais sólidas do que a valorização observada nos anos que antecederam a crise de 2008. (..)

2020-12-30








Fodidos de verde e amarelo

Deu n’O Globo online
20-12-2020, por Cássia Almeida 
Casa Verde e Amarela: país fica sem política habitacional para pelo menos 42% das famílias sem moradia

Novo programa, que substitui o Minha Casa Minha Vida, exclui faixa que garantia subsídio a pessoas de mais baixa renda

Montagem: Àbeiradourbanismo
Imagens originais: Insternet

2020-12- 20







Epidemia inteligente e sustentável

Como a covid-19 impulsiona o mercado
imobiliário para o futuro

Montagem: àbeiradourbanismo
Foto: Charles Ommanney/Getty Images/The Guardian 03-04-2014
2020-12-11








Babe na cidade inteligente

Deu no Portal Atibaia News
26-10-2020, por Portal Atibaia News

Saneamento básico é primordial para o desenvolvimento das cidades inteligentes
 
O conceito de smart city já se consolidou no mercado e faz parte do plano de desenvolvimento sustentável das cidades pelo mundo. A ideia deste formato é o uso das tecnologias para gerar eficiência nas operações urbanas, de tal forma que mantém o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida da população. De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia. (..)

2020-11-09






Eu também aposto

Deu na Exame.com 
08-06-2020, por Karin Salomão 

Yuca: startup aposta que você ainda vai querer dividir o apartamento 
Imagem: https://bolsablindada.com.br/desafio-detox-14-devedor-x-inadimplente-qual-diferenca/

2020-10-15





Sai de baixo!

Deu na Época Negócios
18-12-2019, por Agência O Globo
‘Vem avalanche de investimentos no ano que vem’, diz Guedes 
Montagem: À beira do urbanismno
Imagem original: “Wolfgang Schäuble and the refugee avalanche”, Marian Kamensky
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil vai viver uma “avalanche de investimentos” em 2020, que virão tanto do mercado interno quanto de estrangeiros. Segundo Guedes, os recursos inundarão, sobretudo, a seara da infraestrutura, principalmente do saneamento, cujo marco legal está em processo de atualização no Congresso. Ainda de acordo com ministro, isso vai permitir que economia brasileira cresça elo menos 2% em 2020, numa projeção, segundo o próprio Guedes, conservadora. (..)
2020-01-15





Caçadores da arca perdida

Deu na Folha de S Paulo
23-12-2019, por Bruna Narcizo
Setor imobiliário sai do fundo do poço e deve impulsionar economia em 2020
Montagem:À beira do urbanismno
Imagem: Internet
O setor imobiliário brasileiro foi um dos poucos que deram sinais claros de recuperação em 2019. A expectativa é que a construção civil encerrará este ano com crescimento de 2%, o dobro da previsão para a expansão da economia, que gira em torno de 1%.
Especialistas ouvidos pela reportagem estão otimistas. Desde 2013, a construção civil não crescia acima do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo eles, o setor está sendo considerado o motor de crescimento da economia para o próximo ano. A expectativa é que o avanço da construção chegue a 3%. (Continua)
2020-01-06





Deu no SOPESP
09-12-2012, por Chiara Quintão / Valor
Hospedagem em cápsulas já é realidade em São Paulo 
Montagem: àbeiradourbanismo
Imagem original: Internet
Principal incorporadora de referência no segmento de compactos, a Vitacon se inspirou nos hotéis-cápsulas do Japão e está oferecendo, há duas semanas, hospedagem de curta permanência em cabines de dois metros quadrados, nas proximidades da avenida Faria Lima, no Itaim Bibi, na zona Sul de São Paulo. A proposta do projeto, denominado “On Pod”, é oferecer um espaço para demandas de uma hora a até alguns dias. Ainda neste ano, será inaugurada unidade de cápsulas na avenida Paulista, na região do Paraíso.
Segundo Alexandre Frankel, fundador da Vitacon, esse modelo de hospedagem se mostra como solução para situações específicas. É o caso de quem virou a noite na balada ou no trabalho, mora longe e quer descansar algumas horas. “Pessoas que vêm a São Paulo de última hora são outro exemplo, assim como quem trabalha em uma startup e vai participar de evento no Cubo Itaú, a uma quadra do Pod”, acrescenta o empresário. (Continua)
2019-12-20




Financeland

Deu no The Guardian 08-07-2019, por Oliver Wainwright
'The next era of human progress': what lies behind the global new cities epidemic? 
Fonte: à beira do urbanismo set 2014
(..) The escapist urge to build cities from scratch is nothing new. At the turn of the 19th century, the Garden City Movement saw a generation of bucolic communities planned in reaction to the grime and overcrowding of rapidly industrialising cities, driven by a powerful campaign for social reform. Half a century later, the New Town movement developed these ideas, promising a brave new world of modern, self-sufficient municipalities rising from the ruins of the second world war, and focused on building an inclusive, democratic society. Now, in the first decades of a new millennium, a surge in global population growth and a sense of impending environmental armageddon have spurred an epidemic of planned cities of a very different kind. This time they are being conceived by private multinational corporations as gilt-edged gated communities and tax-exempt free-trade hubs, each branded as the ultimate techno-eco-utopia. (Continua)
2019-07-17




Eterno vilão

Deu no Portal Plural 14-03-2018, por Sílvio Brasil
https://portalplural.com.br/2018/03/14/iptu-sera-cobrado-no-cemiterio/

IPTU será cobrado no cemitério
Famílias terão que pagar taxa anual no valor de R$ 150,00 para manter o jazigo de seus entes

Montagem: À beira do urbanismo
Imagem original: Internet
2018-03-15





Governança à bangu

Deu no CRECI online Fonte: O Globo 28-03-2017
http://creci-rj.gov.br/metro-em-troca-de-mais-andares-estacoes-ate-o-recreio/
Metrô em troca de mais andares: estações até o Recreio
Montagem: www.abeiradourbanismo.blogspot.com.br
Foto original: Internet
(..) O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Marcelo Crivella discutem buscar ainda este ano no mercado imobiliário os recursos necessários para a obra (..) A operação que está sendo elaborada prevê a venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que permitirão a construção de prédios no entorno das avenidas das Américas e Ayrton Senna com gabarito acima do previsto em lei, além do acréscimo de pavimento em edifícios existentes. O aumento em discussão é de até um andar e meio.

2017-04-15