quarta-feira, 16 de setembro de 2026

Cidade de 15 minutos, para variar

Terra Trend 14-09-2026
https://www.facebook.com/profile.php?id=61556497571551

Imagem: Terra Trend
A Rocinha está entre São Conrado e a Gávea, enquanto o Vidigal ocupa parte do Morro Dois Irmãos, junto ao Leblon. São duas grandes comunidades inseridas em uma região marcada também por imóveis de alto padrão, condomínios, clubes e bairros de alta renda. (..)

Não se trata apenas de uma diferença estética entre tipos de construção. O território registra desigualdades sociais e urbanas construídas ao longo da expansão do Rio. 

O aspecto mais marcante é a proximidade. 
Rocinha e Vidigal não estão geograficamente distantes das áreas ricas da cidade. Pelo contrário: estão dentro de uma das regiões mais valorizadas do Rio.

Vista do alto, essa proximidade transforma a paisagem em um retrato direto da desigualdade carioca: padrões urbanos profundamente diferentes ocupando praticamente o mesmo espaço da cidade. (Conteúdo de IA / Imagem ilustrativa).


Donde se conclui que a cidade de 15 minutos foi inventada, entre nós, há pelo menos um século pelas famílias trabalhadoras que ocuparam os morros próximos de suas fontes de rendimento.

Cavando mais fundo, descobre-se que a cidade de 15 minutos foi inventada há vários séculos, na medida em que, nas urbanizações herdadas da época medieval-mercantilista e também naquelas que não tinham passado algum, compradores e vendedores de mercadorias, serviços e força de trabalho passaram a competir pela redução da distância entre as residências e os negócios, assim criando, com a arbitragem da renda do solo, o centro comercial urbano por oposição à periferia residencial. 

A cidade capitalista nasceu como, e para continuar sendo, cidade de 15 minutos; e é exatamente por isso que acabou se transformando, como tudo mais na economia de mercado, em seu contrário - no caso, a metrópole de 1,5 horas!

2026-09-16