segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Belíndia ou Haiti?

Praia de Icaraí 19-01-2014
Praia de Icaraí 19-01-2014
Eu cogitava uma ou duas novas postagens do tipo "LADO A - LADO B" da Baía de Guanabara, onde se planejam disputar provas olímpicas de vela, com imagens que contrastassem a beleza ímpar das praias da orla marítima de Niterói com a qualidade altamente duvidosa de suas águas. Ontem, porém, domingo 19 de janeiro de 2014, este plano foi pulverizado por cenas estarrecedoras que vão aqui simplesmente descritas por meio de fotos. Pode acreditar, leitor, no que os seus olhos veem. É verdade.

Ocorrem-me, de imediato, duas perguntas: o prefeito Rodrigo Neves não tinha a obrigação de estar na orla comandando uma operação de emergência para, tanto quanto possível, isolar a praia e apelar às pessoas, instá-las, coagi-las se necessário, a não se aproximarem da orla e muito menos se banhar?

Praia de Icaraí 19-01-2014
E o juizado de menores, não deveria estar presente para garantir que só descessem à orla e entrassem no mar recalcitrantes maiores de 18 anos? 

"PRAIA PROIBIDA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 
POR MOTIVO DE SAÚDE PÚBLICA!"


Praia das Flechas 19-01-2014
Pergunto-me, também, se o que se vê nessas fotos não são o paroxismo de um acordo social silencioso e trágico pelo qual, nos domingos de sol de águas "normalmente poluídas", essas praias ficam lotadas de... - e aqui peço licença para tirar de seu contexto e colocar no meu as palavras do poeta:

"(...) mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados" 

(Caetano Veloso, "Haiti")

Pedra do Índio 19-01-2014
Sem palavras 19-01-2014
















2014-01-20