segunda-feira, 1 de março de 2021

Revoada seletiva

Época 19-02-2021, por Henrique Gomes Batista e Sérgio Matsuura
Crise econômica e pandemia empurram classes média e alta para o interior

Itu, município paulista de 
174 mil hab situado 
a 102 km da capital,
oficialmente qualificado 
Estância Turística,
é um dos destinos das 
famílias paulistanas
emigradas na onda do 
home office.
Uma consequência provável é a imediata elevação de preços imobiliários nas cidades de destino (associada a certa dinamização da atividade econômica), não necessariamente compensada pela baixa de preços nas metrópoles de origem.

Por já ocuparem o alto da pirâmide e estarem poupando com a pandemia, os segmentos sociais que fazem esse movimento mais provavelmente reservarão as suas propriedades na grande cidade para uso próprio eventual, cessão a membros da família ou aluguel. Para os mais jovens, em particular, as metrópoles são virtualmente insubstituíveis como fontes de emprego.   

Sem falar que a baixa de preços por falta de demanda é sempre muito mais lenta do que a alta por excesso, dentre outras razões a de que, nas principais metrópoles, as curvas de preços tendem a ser especulativamente sustentadas pelas expectativas de proprietários e administradoras com a demanda de pessoas físicas, firmas e investidores com alto poder de compra ou que operam em divisas.*

2021-03-01
__
*Ver, por exemplo,