quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Ora pois!

Deu no Risco / Portugal
17-11-2021, por Fábio C Silva

Montagem: Àbeiradourbanismo
Imagem original: Internet
Covid-19: BCE alerta para sobrevalorização do mercado imobiliário em países como Portugal

O aumento da inflação no mercados imobiliário está a preocupar o Banco Central Europeu (BCE). A instituição financeira alerta assim para o risco de empréstimos com montantes elevados e a assunção de riscos por entidades não bancárias. (..)

O BCE destacou as vulnerabilidades no mercado imobiliário, sobretudo em países “onde já havia uma sobrevalorização imobiliária”, antes da pandemia, como é o caso de Portugal.

Para a instituição liderada por Christine Lagarde, o mercado está “ sujeito a uma correção”, ao mesmo tempo em que alerta que os fundos de investimento, seguradoras e fundos de pensões podem enfrentar “perdas de crédito substanciais” se a sua exposição a dívidas empresariais com baixa classificação diminuir. (..)

Portugal segue a tendência da União Europeia: as casas estão sobreavaliadas e a subida do preço não é paralela ao aumento dos salários, revela um relatório publicado a semana passada, pela Comissão Europeia.

Desde 2013, e até ao segundo trimestre deste ano, a habitação “está cerca de 38% mais cara no conjunto da União Europeia. Significa isto que, por ano, houve um aumento médio de 4% neste período”, escreve o Jornal de Negócios. (Continua)

2021-11-19