segunda-feira, 22 de julho de 2019

Porto Maravilha: sinal de vida?

Deu no Diário do Rio
15-07-2019, por Felipe Lucena

Grupo paulista compra Fábrica do Moinho Fluminense
Imagem: Internet
A Fábrica do Moinho Fluminense foi vendida ao grupo paulista Autonomy Investimentos & Affiliates. Os valores ainda são desconhecidos. O imóvel, uma autentica fábrica inglesa, é tombado e teve seu alvará dado pela princesa Isabel. São 27 mil m² e fica na Rua Sacadura Cabral, Centro do Rio.
A Fábrica pertencia à Bunge Alimentos e em 2014 chegou a ter negociações com a Vinci Partners, que faria lá um dos maiores complexos de escritórios e lojas do Porto. O objetivo era ter shopping e até um hotel em um dos silos. Até hoje era um dos imóveis mais cobiçados do Centro do Rio.
Imagem: Internet
(..) A Moinho Fluminense foi a primeira fábrica de moagem de trigo do Brasil. Inaugurado em 1887, o prédio faz parte da história da nossa cidade e do nosso país. Além de ser fundamental para o comércio nacional, a Fábrica tem suas memórias marcadas por importantes fatos históricos.
O imóvel, em 1893, serviu de esconderijo para Ruy Barbosa – então ministro da Fazenda. O episódio se deu por conta da ira de alguns marinheiros que aderiram à Revolta da Armada, contra o governo do presidente Floriano Peixoto.


2019-07-22