quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Que venha o Metrô

Publicado no SkyscraperCity.com
05-12-2009 por SkyscraperCity.com

Novo Campus Integrado do INCA e Praça da Cruz Vermelha, Centro do Rio
O Campus Integrado do INCA, mais moderno centro de desenvolvimento científico e de inovação para o controle do câncer do país, vai concentrar, em um só lugar, as áreas de pesquisa, assistência, educação, prevenção, vigilância e detecção precoce da doença desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Câncer . O complexo de edifícios, no qual serão investidos R$ 321 milhões, será construído no terreno localizado atrás do Instituto, na Praça Cruz Vermelha.
Clique na imagem para ampliar
A obra resultará em mais 60.000 m2 de área construída para o Rio de Janeiro. Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no período entre 2000 e 2008 o incremento de área construída no Centro da cidade foi de menos de 85.000 m2, o que demonstra o impacto de um empreendimento deste porte para a revitalização da região.
Integração é a palavra-chave para se entender o projeto do Campus Integrado. Um grande e acolhedor pátio interno, de dimensões reais de uma praça é o ponto de partida para a concretização deste conceito. A nova praça será aberta à população e permitirá aos pedestres cruzar a quadra, integrando socialmente Instituto e cidade. O acesso aos blocos poderá ser feito por todas as ruas do quarteirão.
(..) O INCA presta assistência médico-hospitalar direta e gratuitamente a pacientes com câncer. Atua, ainda, em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica em todo o Brasil.
Alguns números do Campus Integrado 
- Hospital..........................403 leitos
- Ambulatório....................121 consultórios
- Centro Cirúrgico...............18 salas

- Hospital-dia......................92 poltronas / 28 leitos / 16 salas 
Escritório responsável pelo projeto: RAF Arquitetura (Rio de Janeiro, RJ)

2009-12-10