domingo, 3 de dezembro de 2017

Tripla jornada: casa, trabalho e transporte

Deu no The Guardian
01-12-2017, por Nick Van Mead
https://www.theguardian.com/cities/2017/dec/01/periferia-sao-paulo-deslocamento-diario-quatro-horas
Deslocamento diário de quatro horas: tarefa difícil da vida na periferia de São Paulo
O deslocamento de 40 quilômetros até o trabalho de Alcione Santos leva mais de duas horas e envolve quatro tipos de transporte.

Guardian graphic | © OpenStreetMap contributors

(..) “Itaquaquecetuba tem 300.000 pessoas, mas falta emprego,” diz Alcione, que trabalha cinco dias por semana como estagiária, ganhando pouco, em um escritório no Ministério Público Estadual no centro da cidade, e estuda direito à noite. Ela ainda faz duas jornadas de 12 horas como cabeleireira nos fins de semana.
(..)  Algumas pessoas ricas em São Paulo acham que andamos de ônibus porque não trabalhamos duro o bastante, mas eles deveriam experimentar pra ver como é.”
(..) Talvez não surpreenda que alguns super-ricos circulem de helicóptero, raramente pondo os pés nas ruas entupidas de carros. Além de ter a maior frota de ônibus do mundo, São Paulo supostamente tem também o maior número de helicópteros. Existem mais de 450 helipontos nos topos dos arranha-céus, sendo possível voar de um bloco de apartamentos de alto-padrão para um escritório no bairro financeiro de Itaim Bibi, fretar um helicóptero para o luxuoso Jardins para almoçar, logo voltar para o trabalho e de lá para casa, tudo isso sem sequer ter tocado os pés na calçada.
Sobrevoar a cidade nas alturas ficou mais acessível a mais gente esse verão com a chegada do Voom, uma espécie de “Uber de helicópteros”, no qual as aeronaves são reservadas pelo aplicativo de celular. Quando eu cheguei ao aeroporto de Guarulhos, no leste da cidade, na hora do rush matutino na semana passada, eu peguei um Voom para o centro. A viagem que pode levar 90 minutos de carro – e para a Alcione demora mais de duas horas de ônibus, trem e metrô – levou, para mim e meus companheiros de viagem, 10 minutos. (Continua)

2017-12-03