segunda-feira, 8 de junho de 2020

A seguir: pandemia de conversa fiada


Deu no SINDUSCON-Rio Notícias
08-06-2020, por Camila Zarur e  Thayz Guimarães / O Globo
A reinvenção das cidades depois da pandemia
Montagem: À beira do urbanismo
Imagem original Internet
Cidades se reinventam na busca de soluções para manter o distanciamento seguro durante e após a pandemia. Do incentivo ao uso da bicicleta a novas vias e calçadas largas, são muitas as medidas. Mas o Brasil e outros países da América Latina terão que encarar a questão habitacional e a gestão dos municípios para evitar tragédias como a que estamos vivendo.
Calçadas mais largas, pedestres dividindo a pista com veículos e mais alguns quilômetros de ciclovias pelo espaço urbano. Por causa do novo coronavírus, as cidades tiveram que se adaptar para oferecer mais segurança à população e garantir o distanciamento seguro em tempos de pandemia. Ao redor do mundo, diversos países adotaram medidas distintas nas diferentes fases do surto da doença, e algumas delas — bem simples e de baixo custo — podem ser incorporadas de forma permanente à paisagem urbana. 
Porém, as novas estratégias precisam vir acompanhadas de um planejamento urbano anterior, conforme explicam especialistas ouvidos pelo GLOBO. Este é o caso no Brasil e em outros países da América Latina, que, mesmo implementando tais medidas, devem sanar problemas habitacionais e de gestão para tornar suas cidades mais seguras em surtos sanitários. (Continua)

2020-06-08