domingo, 3 de março de 2019

Muvuca em Floripa


Deu no ND Florianópolis
02-03-2019, por Redação ND

Plano Diretor do Centro Histórico de Florianópolis prevê moradias e diversidade cultural
Imagem: ND Florianópolis
Presença de bares reativou ocupação urbana da região, mas reclamações de barulho transformam local em palco de intervenções policiais violentas
Segundo o arquiteto e urbanista Michel Mittmann, que está à frente dos estudos do projeto no IPUF, a proposta prevê a multiplicidade de uso daquela região da cidade, que por anos foi alvo de críticas por conta do abandono por parte do poder público. “O lado leste do Centro só será rico se tiver diversidade de usos, de públicos e classes sociais”, aponta.
Em longo prazo, a ideia é revitalizar as fachadas dos casarões históricos, integrar o local com a rede de BRTs e integrar a área nobre com as regiões mais carentes que rodeiam o centro. Para os próximos meses, a proposta é a criação de corredores exclusivos para pedestres, a redução de carros nas vias da região e a ordenação de mesas e cadeiras na via pública.
“Urbanismo é um processo. Por isso, antes de apresentarmos os projetos para a região, nós vamos criar um plano, que vai tratar da questão de mobilidade, economia, preservação do patrimônio, entre outros”, explicou.
A proposta, que vai alterar zoneamento e uso do solo, está inserida dentro de um triângulo imaginário que vai desde o Instituto Estadual de Educação até o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), sendo os dois pontos ligados a Praça 15 de Novembro. 
A repaginação do lado leste vai integrar o Centro Histórico aos inúmeros conjuntos e bens tombados que circundam a região, como o Mercado Público, o Monumento a Fernando Machado, o Memorial Meyer Filho, a Praça XV de Novembro, o Palácio Cruz e Sousa, o Largo da Alfândega, a Catedral Metropolitana, o Museu da Escola Catarinense e o Teatro Álvaro de Carvalho. (Continua)

Acesse a matéria completa pelo link

2019-03-03