quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Paula 1955: A segunda fundação de São Paulo


PAULA E S de, “A segunda fundação de São Paulo”. Revista de História v. 10, n. 21-22, p. 53-53, 1955
https://www.revistas.usp.br/revh.../article/view/36096/38817

Ferrovia Santos-Jundiaí
(..) Além de certas cidades industriais inglêsas, só o caso de Chicago ou de Nova York pode ser comparado ao de São Paulo, que pertence à mesma família histórica americana da qual Vidal de la Blache na sua obra póstuma (Principes de Geographie Humaine) não teve tempo de nos dar uma imagem de conjunto. (..)

Não é da segunda fundação da vila de São Paulo de Piratininga que vamos tratar, bem entendido, mas sim do momento em que São Paulo passou de um conglomerado urbano a uma grande cidade. (..) Não se deu atenção a um fenômeno tão interessante como o nascimento de São Paulo, aglomeração urbana. Lastimamos não ter uma palavra exata para distinguir a cidade das aglomerações enormes de hoje em dia. (..)

Meu especial interesse por este artigo de 1955 provém da admissão, explícita na ideia da “segunda fundação de S Paulo”, de que a evolução das cidades admite “saltos” produzidos por mudanças bruscas em suas condições de existência - algo que muitas vezes não é levado em conta nos textos de urbanismo.

São Paulo, ao contrário de Salvador, Recife e, principalmente, Rio de Janeiro, não teve tempo de se desenvolver como capital comercial-escravista: em pouco mais de 50 anos, digamos entre 1860 e 1920, praticamente saltou da condição de entreposto comercial com aspecto de arraial de sertanistas* para a de mais importante metrópole capitalista do nosso país.

Não por acaso a cidade é comparada, em vários testemunhos históricos e sob distintos aspectos, com Chicago, que 
de town de 350 almas reconhecida em 1833 e city de 4.170 residentes instituída em 1837, passou, em 1900, à condição de centro metropolitano - comercial, industrial e financeiro - de 1,7 milhões de habitantes!**

2023-11-08

_____
* “Nos primeiros anos dos Oitocentos, a cidade possuía ainda feições claras de um arraial de sertanistas, que funcionara como entreposto comercial.” ASSUNÇÃO P, “As condições urbanas da cidade de São Paulo no século XIX”. Histórica (São Paulo. Online) , v. 37 , p. 3 - , 2009.
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao37/materia03/texto03.pdf

** Para mais informações sobre a origem de Chicago, leia neste blog: “Chicago, século XIX: em busca do Grid (1)”
https://abeiradourbanismo.blogspot.com/2019/08/chicago-seculo-xix-em-busca-do-grid-1.html