quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Petrone 1955: A urbanização paulistana


PETRONE P, “A cidade de São Paulo no século XX”. Revista de História, [S. l.], v. 10, n. 21-22, p. 127-170, 1955.
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/36445

São Paulo 1929
“(..) Quando se comparam as plantas da cidade de São Paulo referentes à última década do século XIX com as que correspondem às diversas etapas de sua vida no século atual, nota-se que São Paulo expandiu-se em tôdas as direções, mas que foi para Oeste, para Leste e para o Sul que tal expansão verificou-se com maior intensidade. Ora, exatamente em tais direções localizam-se áreas industriais as mais importantes e características da capital paulista.

Não resta dúvida que as principais áreas industriais acompanham as vias-férreas: Brás, Belenzinho, Tatuapé, Comendador Ermelindo e São Miguel Paulista, ao longo dos trilhos da "Central do Brasil"; ainda o Brás, Pari, Mooca, Ipiranga, São Caetano do Sul e Santo André, acompanhando a Santos-Jundiaí"; Barra Funda, Água Branca, Lapa e Osasco, servidas tanto por esta via-férrea, como pela "Sorocabana". Mas, inegàvelmente, foi a função industrial, mais do que outro qualquer fatôr, que ocasionou seu crescimento e sua expansão em área. O fato de terem as estradas de ferro aproveitado os vales, onde os terrenos podiam ser obtidos a baixos preços por não serem apreciados como locais de residência, atraiu a instalação de estabelecimentos fabrís . Cresceu, dêste modo, a área urbanizada e as várzeas do Tamanduateí e do Tietê, naqueles trechos, deixaram de ficar ao abandono.” (..)

Veja o mapa de S Paulo 1929 em detalhes pelo link https://upload.wikimedia.org/.../Mapa_de_S%C3%A3o_Paulo...

2023-10-25