terça-feira, 30 de novembro de 2010

Broadacre City, por Colin 2010

Publicado em Coisas da Arquitetura
24-11-2010, por Silvio Colin
https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/11/24/broadacre-a-utopia-de-wright/  

Broadacre. A utopia de Wright.

Broadacre City é um conceito proposto por Frank Lloyd Wright nas últimas décadas de sua vida. A idéia foi apresentada no livro The Disappearing City de 1932. Alguns anos depois ele apresentou ao público uma maquete de cerca de 3,7 m por 3,7 m bem detalhada, feita por estudantes estagiários de Taliesin, na época o escritório- escola mantido por Wright.

Broadacre City era a antitese da cidade e a apoteose da recém-nacida vida suburbana, segundo a visão particular de Wright. Era, além de uma proposta urbana, um esquema político-social, pois a comunidade concebida pelo arquiteto nasceria de doações de lotes de cerca de 4 000 m² às famílias interessadas. Broadacre tem muito em comum com a Cidade-Jardim e as ideias de Ebenezer Howard. (..)

(..) Wright acreditava que, por meio do planejamento urbano, o homem moderno poderia recuperar sua paz interior e garantir a sua verdadeira liberdade. O triunfo da arquitetura orgânica poderia levar o homem ao triunfo de seu ser e regeneração da sociedade.

Esta teoria de um novo assentamento, que é uma espécie de anti-urbanismo tem suas raízes na tradição do pensamento americano. Esta é a utopia que Broadacre Wright desenvolve em três livros sucessivos e ilustrou-o em 1934 por uma maquete gigante. Broadacre City quer ser a natureza da liberdade do espaço humano, reflexo. (Continua)


Acesse o texto completo pelo link
https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/11/24/broadacre-a-utopia-de-wright/

2010-11-30