Deu no Terra Imóveis
04-03-2020, por DINO
https://www.terra.com.br/noticias/dino/imoveis-compactos-rentabilidade-expandida,d649c9df4afeaf2c876cada8a31e2b88d7yo5kog.html
Imóveis compactos, rentabilidade expandida
Uma das últimas pesquisas da Secovi-SP mostrou que 58% dos novos apartamentos vendidos em São Paulo mediam menos de 45 metros quadrados.
Afinal, morar em bairros com boa infraestrutura de serviços e ao lado do metrô é uma questão de qualidade de vida para diversos perfis de público, não importando o tamanho da residência.
Já para quem quer investir, podemos apontar as seguintes vantagens: aluguel proporcionalmente mais rentável ao investimento, público variado com alta demanda e maior velocidade de locação ou venda. (Continua)
*
O efeito da redução do tamanho dos imóveis na rentabilidade do negócio da incorporação é discutido em duas postagens deste blog intituladas "O traseiro da TV e o lucro
imobiliário"*, de 07-06-2011, e "O coeficiente de aproveitamento
e a valorização do solo"**, de 23-02-2013. Os parágrafos abaixo buscam traduzir esse efeito para a esfera do investimento para fins de reserva de valor, compra-venda ou aluguel.
O valor de mercado (preço de transação estimado) de um imóvel usado é composto de benfeitoria e fração de terreno (direito à localização).
O valor de mercado (preço de transação estimado) de um imóvel usado é composto de benfeitoria e fração de terreno (direito à localização).
Ao passo que a benfeitoria está inexoravelmente sujeita à depreciação pelo tempo e pelo uso, a localização, embora possa desvalorizar-se relativamente a outras localizações, só em situações de degradação urbana sofre desvalorização absoluta, isto é, maior que a da moeda por efeito da inflação.
Significa que quanto maior a proporção do valor de localização (fração de terreno) no valor total do imóvel, maior é a garantia de rentabilidade a longo prazo.
E a maneira típica de aumentar-se o componente localização (fração de terreno) no preço dos imóveis é a redução da metragem: dado que as localizações urbanas preferenciais são, regra geral, escassas relativamente à demanda, e que o custo de construção por m2 pouco varia com a metragem, a redução do preço do imóvel por efeito da redução da metragem é sempre menos que proporcional à correspondente redução do preço da fração de terreno.