Home equity em alta
A fintech Bcredi viu a oferta de crédito pessoal com garantia de imóvel, o famoso home equity no jargão do mercado, dar um pulo de mais de seis vezes em dezembro último frente um ano antes. O motor vem, principalmente, dos juros menores no País e o maior conhecimento dos brasileiros em torno do produto, que mira aqueles com imóveis quitados.
Com o salto no home equity, a novata viu sua carteira de empréstimos quase dobrar em 2019, encostando nos R$ 700 milhões, ante R$ 400 milhões em 2018. As razões para o desempenho foram parcerias com empresas como Loft, Stone, Nexoos, FinanZero, além da presença em meios digitais. (..)
Para uma análise da financeirização da moradia na Inglaterra e do papel da renda do solo na economia contemporânea, examine a ilustração abaixo e leia Ryan-Collins, Lloyd & Macfarlane, Rethinking the Economics of Land and Housing, 2017, Zed Books.
![]() |
The house price-credit feedback cycle
Ryan-Collins, Josh. Rethinking the Economics of Land and Housing (p.
122). Zed Books. Edição do Kindle.
Clique na imagem para ampliar
|
2020-02-11
Leia também neste blog
"Circulo virtuoso II", À beira do urbanismo
https://abeiradourbanismo.blogspot.com/2017/12/circulo-virtuoso-ii.html
https://abeiradourbanismo.blogspot.com/2017/12/circulo-virtuoso-ii.html